Searching...
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"GABRIELE BASILICO - Intercity", Lugo

Vista da Exposição Intercity de Gabriele Basilico
Sim... também já fotografou em Lisboa

Save the best for last!

Esta é sem dúvida uma exposição imperdível.


Vista da Exposição Intercity de Gabriele Basilico
Argentina

[PT] "Gabriele Basilico (Milão, 1944) tem vindo a fotografar arquitectura, ou mais concretamente, paisagens urbanas, desde há trinta anos. Arquitecto de formação, o seu trabalho foca-se essencialmente em áreas marginalizadas, periféricas, as chamadas 'zonas de fronteira'. Tanto nos seus projectos pessoais como nos comissariados, a sua investigação centrou-se essencialmente na transformação contínua da imagem da cidade.

A exposição Intercity propõe uma síntese visual do trabalho que Gabriele Basilico (representado em Espanha pela Galeria Oliva Arauna) tem vindo a desenvolver nos últimos sete anos, dando especial destaque à série dedicada à cidade de Moscovo, inédita e ainda por completar. Esta mostra reflecte o interesse do artista no congelamento da beleza deste crescimento imperfeito, provocando um diálogo entre a pré-existência histórica e o desenvolvimento contemporâneo, a destruição e a reconstrução, a utopia urbana e o seu fracasso final.

O seu primeiro projecto, Milano, ritratti di fabbriche, levado a cabo na periferia industrial da cidade de Milão (1978-1980), já pressupõe uma tomada de consciência no entanto, é a sua participação no projecto francês ‘La Mission Photographique’ de D.A.T.A.R que se apresenta como uma verdadeira declaração de intenções. Em 1996, o júri da VI Mostra Internazionale di Architettura da Bienal de Venecia premeia Basilico com a Osella d’Oro de fotografia de arquiectura contemporânea; quatro anos mais tarde, em 2000, recebe o prémio do I.N.U., Istituto Nazionale di Urbanistica pela sua contribuição para a documentação fotográfica do espaço urbano contemporâneo. Em 2007 recebe o Prémio Internacional de Fotografia de Arquitectura concedido pela Fundación Astroc." [Oliva María Rubio, comissária]


Sala de Exposições – Centro Sociocultural Caixa Galicia Lugo
Praza Santa Maria
Para ver até 1 de Fevereiro
De segunda a sábado das 12h00 às 14h00 e das 18h00 às 21h00
Domingos e feriados das 12h00 às 14h00

Para mais informações: http://www.fundacioncaixagalicia.org/

0 comentários:

 
Back to top!