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sábado, 3 de janeiro de 2009

"Miguel Soares - Vídeos e Animações 3D 1999-2005" - Culturgest

© Miguel Soares

"Desde o início da década de 1990 que o trabalho de Miguel Soares (Lisboa, 1970) revela um fascínio pelas utopias futuristas, as inovações tecnológicas e o universo iconográfico da ficção científica. Esse fascínio concretizou-se, numa fase inicial, através da apropriação e manipulação de imagens fotográficas preexistentes, assim como do recurso a referências e convenções do campo do design de equipamento, tomado primeiro como referente no plano da imagem fotográfica e depois transposto para a concepção formal das peças. Na segunda metade dessa década, parte significativa da actividade de Miguel Soares conduziu a esculturas e instalações, com forte carácter interactivo, que representam personagens, ambientes, situações e objectos pertencentes a hipotéticos mundos de ficção científica. É nesta fase que o artista começa a usar o vídeo como meio de projecção de imagens animadas, primeiro retiradas de jogos de computador e depois criadas em 3D a partir de elementos gráficos disponíveis na internet. O seu trabalho dos primeiros anos teve uma recepção crítica francamente positiva, mas é com as animações em três dimensões que atinge a maturidade. É justamente esta faceta do seu trabalho que esta exposição se propõe iluminar." [Miguel Wandschneider]

É uma exposição que vale a pena ver (até amanhã!). Mais do que os trabalhos em vídeo, destaco as animações 3D. Gostei particularmente de Space Junk beta 1.0, obra de 2001, Time Zones, de 2003 e Place in Time, de 2005.



Miguel Soares, Space Junk beta 1.0, 2001.

"Space Junk é uma representação visual imaginativa e exuberante de um fenómeno que a maioria das pessoas desconhece, mas que está amplamente documentado:o crescimento do lixo que orbita à deriva em torno do planeta Terra, desde o princípio da década de 1950, em consequência da multiplicação exponencial dos satélites e veículos espaciais." [Miguel Wandschneider]



Miguel Soares, Time Zones, 2003.

"Em 1994, Miguel Soares realizou o vídeo Copyright Law, uma sequência de centenas de imagens ilustrando visualmente a peça sonora Crosley Bendix discusses the U.S. Copyright Act dos Negativland. No final de 2002, fez chegar esse vídeo a Mark Hosler, um dos membros do colectivo, sendo imediatamente convidado pelos Negativland a realizar um vídeo a partir de um tema deles. A escolha recaiu sobre Time Zones, uma das faixas do álbum Escape from Noise (1987). Para fazer a animação, Miguel Soares seguiu um princípio de meticulosa sincronização com aquela texturada colagem sonora, propondo uma notável interpretação da narrativa textual com o seu campo de alusões e associações semânticas - a guerra fria que opôs Estados Unidos da América e União Soviética, a instrumentalização dos meios de comunicação como arma de guerra psicológica e o uso de computadores como meio de controlo político e ideológico." [Miguel Wandschneider]



Miguel Soares, Place in Time, 2005.

"Place in Time conta a história de um vale ao longo de milhões de anos, desde a origem geológica do planeta até à sua total e irreversível desintegração num futuro longínquo. O vale é retratado em vinte e quatro épocas distintas através de outros tantos planos-sequência que descrevem o mesmo movimento de travelling e têm a mesma duração (25 segundos). A animação vai sendo pontuada pela presença, no início de cada sequência e em primeiro plano, de uma barata." [Miguel Wandschneider]

Curiosamente, Sparky, uma das obras referidas no folheto informativo da exposição, não se encontrava exposta (pelo menos hoje não estava). Deixo-a aqui publicada, a título de curiosidade, por ser a primeira animação 3D em que o artista construiu uma narrativa a partir de uma música.



Miguel Soares, Sparky, 2002.
 
Gostei bastante desta exposição e fiquei positivamente impressionada com a atitude deste artista. Por aquilo que li, Miguel Soares é um auto-didacta na área do 3D. Tem vindo a estudar sozinho, explorando o mais possível as possibilidades oferecidas por estas ferramentas de 'construção' digital. É um esforço de louvar; por experiência própria, posso afirmar que a modelação e animação em 3D não é nada fácil, muito menos quando a aprendizagem é feita num regime auto-didacta.

Para mais informações sobre o trabalho deste artista, consultar o site http://www.migso.net/.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande artista o Miguel Soares !Boas dicas , cultura enaltecida com a minha Amiga :P beijo


A Liberta

Aquela que procura Oz disse...

Por acaso esta exposição deixou-me bastante entusiasmada para continuar com o 3D. É o que ando a estudar ultimamente... Tenho entrega de projecto na próxima semana: estou a fazer uma espécie de "Déjeuner sur L'Herbe", mas sem personagens :)(não há tempo para modelar figura humana!).

Beijinhos

 
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