Searching...
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

3D - PROJECTO FINAL - "Déjeuner sur l'Herbe"


E acabou o módulo de 3D...
 
Embora as duas últimas semanas tenham sido extremamente cansativas e apesar de todos os problemas que este produto cria quando não se tem à disposição um computador BOXX com uma placa gráfica Nvidia Quadro CX, um processor Intel Quad-Core, 8 Gb de RAM (pelo menos!) e tudo o que for possível criar em termos de memória virtual, gostei muito desta pequena experiência com o 3D (atenção: eu não percebo nada de informática, mas pesquisei e concluí que são estes os requisitos para a aplicação correr sem problemas... barato, portanto).



Estas são as imagens dos renders finais. Infelizmente, como não tenho nenhum dos elementos mencionados, não foi possível fazer um render total dos objectos modelados. Teve de ser por partes, e mesmo assim, no último dia, estava tudo tão lento que estive a fazer renders até às 7 da manhã. É que este produto é tão sofisticado que quando se iluminam as cenas, a primeira parte do render - LONGA - é dedicada exclusivamente ao cálculo do percurso dos fotões no ambiente e sua relação com os objectos. Claro que quanto mais complexa for a geometria dos volumes e o detalhe dos materiais aplicados, pior (sim, até bolos fui fotografar para conseguir criar texturas o mais realistas possível!). Com tanto pormenor, a desgraça foi tão grande que tive de desistir da iluminação que tinha criado previamente e optar por uma muito mais simples, só com uma cabeça de luz (para além de ter sido forçada a reduzir drasticamente a resolução das fotografias das texturas...).

Foi um sofrimento, mas quero ir aprender mais para aqui.

PS: Déjeuner sur L'Herbe... pois, então onde está a relva?! Ela foi modelada, mas imaginem os saltos que o computador deu quando começou a calcular a interacção entre a luz e cada folha! Foi assustador... tive de a eliminar, mesmo depois da trabalheira que tive a parametrizar o modificador que permitiu a sua modelação (por curiosidade, "hair and fur" precedido por "vertex paint"). Foi uma das maiores frustrações deste projecto.

0 comentários:

 
Back to top!