Searching...
sábado, 25 de outubro de 2008

À chegada da "Homeostética"


Documentário da autoria de Bruno de Almeida sobre o movimento/grupo Homeostética, que surgiu em Lisboa nos anos 80, na Escola Superior de Belas-Artes.





Alternativos, polémicos, críticos e com um sentido de humor corrosivo, o carisma destes 6 artistas transforma esta longa metragem documental num "Nonsense" que se recomenda!

Segundo Fernando Brito "(...) a Homeostética foi uma coisa que teve um sentido afectivo para mim (...), era um espaço e as pessoas exerciam-se nesse espaço, mas não sei se esse exercício era muito profissional, além de que as pessoas traziam para a Homeostética o que não levavam para as galerias (…). A Homeostética foi um espaço de liberdade partilhada (...), retrospectivamente a Homeostética foi uma espécie de Situacionismo. Foi uma situação em que houve imensa deriva, em que houve imensa dinâmica e isso nunca se chegou a conhecer (...)" [Serralves]

Já Manuel João Vieira descreve o espírito do movimento como: "É moderno. É desusado. É pandeireta. É pato assado."

Eu gostei particularmente das cerca de 3 dezenas de manifestos que escreveram (em meia dúzia de anos... tão produtivos!) e do último Congresso Homeostético que decorreu em Lagos (sem dúvida fresquinho).

0 comentários:

 
Back to top!