Searching...
quinta-feira, 11 de junho de 2009

PHE09 - "GERHARD RICHTER, Fotografías Pintadas"

Gerhard Richter
Untitled (20.6.05), 2005
Óleo s/ fotografia, 10.1 cm x 14.8 cm

Iniciei o meu percurso pelas exposições do Festival Photo España da melhor forma. Comecei pela exposição Fotografías Pintadas; uma mostra fabulosa que abarca mais de 300 trabalhos da gigantesca série Overpainted Photographs, que Gerhard Richter tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 20 anos.

As fotografias pintadas de Richter são uma vertente do seu trabalho bem diferente daquela pela qual é mais conhecido. Nascem nitidamente de gestos espontâneos e de um gosto puro pela matéria em si. São intervenções rápidas que surgem através da aplicação dos restos de tinta que raspa da sua paleta, sobre fotografias perfeitamente 'banais', de pequeno formato, que foi registando ao longo dos anos (o seu quotidiano...).

Há uma certa noção de aleatório e um total assumir do processo "tentativa/erro" na produção destes trabalhos, mas o que é realmente interessante nesta série é que através da aplicação desta 'matéria estranha' sobre as imagens, Richter destrói um dos princípios base da fotografia, a noção ou ilusão da tridimensionalidade. A tinta que surge nas imagens transforma-as naquilo que na realidade são (fotografia inclusivé), uma superfície; as peças desta série de Richter representam uma espécie de regresso da fotografia à pintura.

Gostei mesmo muito e recomendo, mas pela dimensão da exposição e atenção exigida pelas peças, aviso que não é 'fácil' de ver. Confesso que talvez até seja demasiado extensa (saí cansada...).


Fundación Telefónica
de 4 de Junho a 30 de Agosto

Gran Vía 28, Madrid.
Terça-feira a Domingo - 11h-21h

2 comentários:

Pedro Xavier disse...

Sem menosprezar o trabalho do artista mas isso pode ter sido o resultado de apanhar com muito cuidado as fotografias que deixou cair sem querer em cima da tinta.:P. LOL Toda a gente sabe como é... ao apnhar às vezes arrasta. ;) Tinha jeito para apanhar fotos.
Ou então nessa foto que parece um estendal, também pode ser feita colando chicletes mastigadas de várias cores. Viste-o a mastigar alguma?;)
Mas que ficou giro,lá isso ficou e até fiquei comovido. Genial.

Aquela que procura Oz disse...

Não leste com atenção... Não são as fotografias que caem em cima da tinta, é a tinta que 'cai' em cima das fotografias.

Não o vi a mastigar nada, mas teria todo o gosto em ve-lo a fazer fosse o que fosse. É certamente uma daquelas pessoas que gostaria de conhecer em qualquer situação, mesmo a mastigar pastilha elástica.

 
Back to top!